sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sugestão: um kit básico para olhos

Essa postagem meio que foge dos objetivos do blog, mas quando eu pensei, achei interessante (espero que vocês também gostem).

Queria deixar bem claro que é a minha opinião sobre esses produtos e como eles servem pra mim, digo o mesmo a respeito das "técnicas" - que não são bem técnicas e super inovadoras, mas às vezes são úteis. Os produtos que eu citei abaixo são apenas sugestões! Não coloquei rímel ou produtos para preencher a sobrancelha porque conto esses itens meio que como outra etapa. O que eu queria mesmo falar era sobre os olhos, a maquiagem feita na pálpebra mesmo, ok?

Tentei pensar o seguinte: se eu fosse dar uma dica para uma amiga que começou a se interessar por maquiagem de olhos qual seriam os produtos que eu indicaria?


Da esquerda pra direita: sombra matte preta, sombra iluminadora, pincel de esfumar, sombra marrom matte média, lápis bege e um primer de sombras.

Vou explicar o motivo de ter escolhido cada um desses produtos e darei sugestões de alguns que eu tenho por aqui.

• Por que uma sombra matte preta? Acho legal porque a sombra matte preta ajuda pra fazer um degradê de cores, serve também como delineador e acho que esfumada no canto externo fica bem classuda. A sombra da foto é a da paleta Au Naturel da Sleek;

• Por que uma sombra iluminadora? Acho que a sombra iluminadora no cantinho do olho fica muito legal, equilibra a maquiagem dos olhos e dá um aspecto mais descansado. Algumas pessoas condenam mas eu não vejo problema em usar a sombra iluminadora abaixo da sobrancelha, principalmente à noite. A sombra da foto é a Champagne da Cover Girl;


Sugestões de sombras iluminadoras: a primeira e a segunda sombra da paleta Undressed da Makeup Academy (seria uma equivalente das sombras Virgin e Sin da Naked 1 da Urban Decay), o Paint Pot na cor "Bare Study" da M.A.C. e a sombra Champagne da Cover Girl.

• Por que um pincel de esfumar? Sinceramente, eu gosto muito de maquiagens mais esfumadas. Acho que as mais gráficas ficam muito pesadas e estranho. Na minha opinião, esfumar sombra é essencial. O pincel da foto é o C-S06 da Coastal Scents;


Sugestões de pincéis de esfumar: o C-S06 e o C-S08, ambos da Coastal Scents. Também sugiro aquele pincel que vem o kit da EcoTools - mas terminei esquecendo de colocar na foto.

• Por que uma sombra marrom matte média? A marrom matte média serve para esfumar aquele canto entre o concavo e a sobrancelha quando você faz uma maquiagem mais escura ou mais elaborada nos olhos. Mais informações nesse post da Renata. A sombra da foto é a Omega da M.A.C.;


Sugestões de sombras marrom matte média: a sombra 3 e 5 da paleta da Makeup Academy (equivalente as sombras Naked e Buck da Naked 1 da Urban Decay) e a sombra "Omega" da M.A.C. Já li resenhas muito positivas das sombras da Mary Kay, as que seriam marrons matte médias seriam as Hazelnut, Cinnabar e a Sienna. 

• Por que um lápis bege? Acredito que o lápis bege tem o mesmo efeito que a sombra iluminadora no quesito do aspecto descansado. Além dar a impressão que o olho é maior. Um truque com o lápis bege é fazer uma linha logo abaixo da sobrancelha e esfumar, a sobrancelha fica mais destaca e bem bonita. O lápis da foto é o Lápis bege da Contém 1g;

• Por que um primer de sombras? O primer vai servir para a sombra durar mais nos olhos, não acumular e a cor dela se intensificar. Antes eu não dava muita bola para ele porque achava que só investindo em boas sombras, não iria precisar desse produto, mas me me enganei. Um primer faz diferença! O primer da foto é o Urban Decay Primer Potion na cor Eden.


Sugestões de primers para os olhos: geralmente eu escolho um primer que tenha um cor que possa anular o amarronzado das minhas pálpebras (já falei mais sobre isso nesse post aqui). Os primers que mais gosto são o Urban Decay Primer Potion, o Paint Pot "Painterly" da M.A.C. e o Stay Don't Stray da Benefit (que não é tão bom quanto esses dois anteriores, mas é mediano e também funciona como um primer de corretivos).

Bônus 1:

Por que paletas? O que eu acho mais legal da paletas é a possibilidade de reunir várias cores que são úteis num único produto.



As duas que eu recomendo são a Undressed da Makeup Academy (ou a Naked 1 da Urban Decay se você quiser investir mais) e a Au Naturel da Sleek Makeup.


A Undressed tem sombras iluminadoras (2), sombras marrons matte médias (2), além de outras cores que são neutras, mas que dá pra compor qualquer tipo de maquiagem, desde uma pro dia-a-dia até uma maquiagem de festa. Outro fato é que a Undressed tem sombras mattes (2) e com shimmer (10).


Já a Au Naturel é uma paleta mais matte - tem 8 cores mattes e 4 com shimmer. Tem branco opaco (que também serve para iluminar e passar em baixo do arco da sobrancelha para definir), preto opaco, uma sombra camurça (que também dá pra fazer o papel do marrom matte médio) e uma marrom mais escura também opaca (não recomendo para esfumar como marrom matte médio justamente por ela ser mais escura). A escolha das cores também dá pra fazer maquiagens para o dia-a-dia e também para festas.


Bônus 2:


Além do Stay Don't Stray da Benefit, existem outros produtos que dá pra usar para outras funções. O Paint Pot "Bare Study" além de ser uma opção de sombra iluminadora serve também como primer de sombras. O corretivo iluminador em caneta The Touch Magique da L'Oreal além desta função pode servir pra iluminar o canto interno do olho e para iluminar abaixo da sobrancelha.

8 comentários:

  1. Augusta, adorei as sugestões! Acho que eu ainda acrescentaria dois pincéis: um lápis e outro chato para sombras. Sempre que viajo costumo levar esses dois mais o de esfumar e consigo fazer minhas maquiagens numa boa :)

    Essa paleta da MUA é muito amor, adoro a minha e uso sempre! Agora com as sombras MAC mais baratas por aqui estou pensando em montar um quarteto.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê! Sim, é verdade, acho que economizei muito nos pincéis. Quando eu viajo, sempre levo uns dois de esfumar, um de aplicar e algum mais fino que eu possa delinear ou passar em baixo. O problema é que eu ando com uma pressa enorme esses dias e às vezes só o uso de esfumar, hahahaha! Acho que foi por isso.

    Eu adorei essa paleta da MUA! Valeu muito a pena, eu amei, amei mesmo! Eu estou pensando em comprar uma Z Palette e comprar algumas sombras da M.A.C. quando for a Recife.

    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post, super explicado e ilustrado! Muito legal mesmo!
    Deixa eu te perguntar: O seu bare studi tem cheiro estranho? O meu veio da Mac fedido e nem tava vencido nem nada. Reclamei com umas amigas e elas cheiraram e não sentiram nada! Uma outra amiga tinha o blackground e o dela tbm tinha cheiro ruim, será que sou eu que tenho problema? Eu tenho outro paint pot que não tem cheiro de nada!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êêêê, obrigada, Anninha!

      Acabei de cheirar o dito cujo! Ele é um pouco fedido, mas nunca me atrapalhou no uso não, quando eu aplico, não dá pra sentir. O meu Groundwork também tem cheirinho, mas também não me incomoda.

      Beijãoooo!!!

      Excluir
  4. oi galera!!

    Esse primer é tudo de bom, estou adorando suas resenhas…Onde você compra??? Eu comprei o meu numa loja gringa lojaglamourosa.com e recomendo!!! Super atenciosos dentro do prazo e o essencial..baratinho rsrsrsrrs

    Beijooo
    gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil perdões pela demora para responder! De verdade!

      Que bom que você está gostando das resenhas! Fico muito feliz!

      Eu comprei o meu na Sephora mesmo, estava sem paciência pra esperar pelos Correios. Nunca comprei na Glamuorosa, mas já vi muitas pessoas elogiando. :)

      bjo!

      Excluir
  5. Augusta, amei o post. Mas olha, faltou um neutro básico: azul escuro...rsrsrsrs, não tenho jeito mesmo, né?

    Eu gosto de indicar lápis colorido para amigas que estão se aventurando no mundo da maquiagem, acho que antes de aprender a usar duas ou três cores de sombra, fazer o delineado com lápis é um passo básico. Mas admito que é uma dica vinda da década de 1990, quando era só de lápis preto e azul da avon que se vivia na balada...rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, mil perdões pela demora na resposta! Não sei o que deu em mim! Acho que foi a correria que eu estava.

      Hahahahah! Agora eu consigo usar mais sombras azuis, finalmente!

      Lápis colorido é uma mão na roda quando a pessoa quer usar uma maquiagem neutra, mas com um toque colorido, eu gosto. Esses dias eu comprei um lápis berinjela da qdb, gostei muito.

      beijão!

      Excluir