quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comparação: Blot Pressed Powder da M.A.C. vs pó Stay Matte da Rimmel London

Apesar de não ter feito resenha de nenhum desses dois produtos, achei que uma comparação entre eles fosse uma ideia bacana. Não fiz resenha deles porque acho resenha de pó uma coisa meio estranha, principalmente os pós que eu escolho.

Quando compro um pó, o que busco é um acabamento opaco, matte, que ajude a segurar a maquiagem por mais tempo sem oleosidade. Se vier com um pouquinho de cor/cobertura, ótimo. E se for barato, melhor ainda.


A comparação que vou fazer é a de dois pós famosos que todo mundo que tem pele oleosa e se interessa por maquiagem já ouviu falar: o pó Blot Pressed Powder, da M.A.C. e o pó Stay Matte, da Rimmel (também conhecida como Rimmel London).




A embalagem do Blot é tipo a da Studio Fix, daquelas que abrem e tem um espelho e uma esponja. Como sempre, eu descarto a esponja. O da Rimmel é com uma tampa tipo de rosquear. Apesar da embalagem do Blot parecer mais resistente, o pó quebra com uma facilidade absurda. Quando estava usando o meu, ele caiu duas vezes e nas duas se quebrou inteiro e eu tive que recompactar. O da Rimmel se prova mais resistente nesse aspecto, já tive dois, o que acabou levou algumas quedas mas só tive que recompactar uma vez, quando ele tava no finalzinho levou uma queda e quebrou uma parte (esse da foto eu não tive que recompactar nenhuma vez até agora).


O Blot Powder tem 12g, já o da Rimmel tem 14g.


De acordo com a M.A.C. o Blot Powder é "um pó compacto concebido principalmente para controlar a oleosidade e reduzir o brilho da superfície da pele. Fixa a base, dá acabamento ao rosto sem adicionar cor ou textura. É indicado para utilização em situações profissionais para frequentes retoques. Blot Powder contém Mica e Sílica para absorver o excesso de oleosidade da pele e reduzir o brilho da superfície da pele." (retirado do site da Sephora - que é traduzido do site da M.A.C.).


Já a Rimmel diz que o Stay Matte "dá até 5 horas de controle de brilho com minerais naturais. Ajuda a minimizar a aparência dos poros. Dermatologicamente testado".


Analisando a lista de ingredientes dos pós, o da M.A.C. tem algo fundamental que o da Rimmel não tem: silica. Mas o da Rimmel também tem Mica, ingrediente que ajuda a conter a oleosidade.


Agora, as cores. Enquanto o Blot tem 5 opções de cores (Light, Medium, Medium Dark, Dark, Deep Dark), o Stay Matte tem 7 opções (Transparent, Sandstorm, Silky Beige, 11, 12, 18 e Nude Beige). A diferença é que para o Blot essa questão de cor não importa muito, já que ele não adiciona muita cor. Já para o Stay Matte, ele adiciona um pouco de cor, então, é bom analisar um pouco.


Sobre a textura, o da M.A.C. é um pó bem fininho, enquanto o da Rimmel é mais perceptível. Quando aplicado, o da M.A.C., como é mais fino, não dá pra notar que você usou pó, já o da Rimmel, dependendo da mão e do pincel, dá pra notar o efeito do produto.


Ambos são excelentes pós para aguentarem a oleosidade. Em mim, eles aguentam cerca de 3 ou 4 horas sem oleosidade muito evidente. Depois disso, é ladeira abaixo, ou seja, preciso usar um daqueles lencinhos que tiram brilho e passar uma camada de pó.


Agora uma questão importante: preço. O da M.A.C. no Brasil custa R$119 e nos Estados Unidos custa US$25 + impostos. Já o da Rimmel custa US$7,10 (na Asos), porém não vende no Brasil, o que dificulta para quem não gosta de pedir em sites do exterior ou não tem cartão internacional.


Qual dos dois eu prefiro? Sinceramente, eu gosto muito dos dois, acho ambos produtos excelentes. 


O Blot perde pontos comigo por conta da fragilidade e do preço. Já o da Rimmel perde pontos porque eu tenho que pedir online e esperar, e também o fato da aparência que ele fica na pele logo depois que eu aplico, ou seja, dá pra notar que eu passei pó (mas nada que uma borrifada de água termal ou uma mão leve e um pincel legal não ajudem). 


O Blot ganha pontos por ser fininho e quando aplico fica sutil o efeito "passei pó". O da Rimmel ganha pontos por vir mais produto, ser mais barato e resistente, além de ser tão eficaz quanto o Blot.


Vocês já testaram algum desses? Qual dos dois vocês preferem?