segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Resenha: batom LipSurgence Natural Matte Lip Tint "Envy", Tarte

Mais um post com título comprido.

Se tem um batom que eu desejava muito era esse. A Tarte não é uma marca muito famosa por aqui e talvez seja por isso que vocês vão estranhar o porquê de tanto desejo, mas o motivo é bem simples:





Para quem não sabe, essa é a cor do batom da Max do seriado 2 Broke Girls!

Sempre que eu assistia, achava lindo aquele batom meio vermelho, meio vinho escuro e matte. Depois de uma pesquisada no Google, descobri que o batom é o "Envy" da Tarte.




A embalagem dele é tipo essas de caneta, como os Chubby Stick da Clinique, Just Bitten Kissable da Revlon e as canetinhas da quem disse, berenice?, ou seja, não é necessário apontar, é só girar no fundo da embalagem. Ainda na embalagem, é informado que vem 3g de batom.


Infelizmente, só dá pra encontrar Tarte lá nos Estados Unidos (apesar de já ter visto os blushes da marca à venda em algumas lojas online que enviam para o Brasil). O preço das coisas da marca é um pouco salgado, por exemplo, esse batom custou US$24 + o valor dos impostos. Não chega a ser tão salgado quanto a Chanel, YSL, Dior e essas outras marcas high end.


Por que US$24 (mais taxas) em um batom? Para quem não sabe, os produtos da Tarte são todos cruelty free (ou seja, eles não testam em animais) e o LipSurgence é uma fórmula patenteada pela Tarte que tem ingredientes revigorantes para a pele (a tradução do que tem na caixinha é mais ou menos essa) como cera de carnaúba, vitaminas A e E, óleo de menta e extrato de coco. A fórmula é sem parabenos, óleo mineral, petrolatum, sulfato e fragrância sintética. Assim que você puxa a tampinha, já dá pra notar que tem menta no composição por causa do cheiro maravilhoso!


De acordo com o site da Tarte, a cor Envy é um "mauve berry". Mas eu acho esse batom meio mutante porque quanto mais você aplica, mais forte a cor fica. Além dessa mutação que depende da aplicação, a luz também faz com que o tom fique mais puxado para o vinho/ameixa ou para o rosado. Logo, acho que para ficar igual a cor da Max é necessário aplicar umas três camadas. Também é possível deixar a cor um pouco mais fraca, é só aplicar uma camada, só para manchar os lábios.



Pode clicar que a foto aumenta
Sinceramente, eu não tenho um batom igual a esse tanto em cor quanto fórmula. Ele é sequinho, mas não chega a ser difícil de passar, pelo contrário, é bem fácil passar porque ele desliza muito bem nos lábios. Sequer eu preciso passar um hidratante labial antes de usá-lo. E não é do tipo que se você errar vai ser impossível de corrigir. O acabamento dele é matte, mas a aplicação parece a de um batom com acabamento satin da M.A.C.

Outro ponto que me surpreendeu foi que ele não transferiu. Na primeira vez que usei, eu bebi um copo d'água, dei beijinho na bochecha da minha mãe e não vi sinal do batom em nenhum dos dois, ele continuava perfeito nos meus lábios! Só depois que eu comi, notei que ele saiu, mas tinha alguns vestígios dele na boca. Fora isso, a duração dele é excelente, como a de um batom matte da M.A.C.


Decidi fazer uma comparação de cores com ele:




Procurei na minha coleção alguns batons que poderiam ser parecidos, mas nenhum é 100% igual para chamarmos de dupe. O que achei mais parecido foi o "Rosette" da linha True Dimensions da Mary Kay, mas o acabamento dele é bem hidratante, mais translúcido e a cor puxa mais para o rosa.


Prós:

• Fórmula menos agressiva e ajuda a proteger os lábios;
• Cheiro maravilhoso;
• A aplicação dele não é seca como os do demais batons matte, também não resseca os lábios ou caso, ao longo da aplicação, você erre, não terá problemas para consertar;
• Não transfere.

Contra:

• Só vende nos EUA.

Não coloquei o preço como contra porque isso vai do bolso de cada um. Prefiro pagar os US$24 dele do que US$4 em um batom da Nyx, por exemplo, ou algum outro que eu sei que não vou gostar porque parece cera, é hidratante demais, tem cheiro ruim, tenho problemas com a aplicação, etc.


Decidi dar cinco corações porque eu amei esse produto e com certeza quando o meu acabar, eu vou comprar outro!



♥♥♥♥♥